DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS



TROPICÁLIA
Um Filme de Marcelo Machado
Ano: 2012

Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.







TROPICALISMO NOW! 
Um Filme de Ninho Moraes
Ano: 2012

O tropicalismo continua vivo e mais atual do que nunca. Essa premissa deu origem a “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now”, dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho. Mistura de documentário, intervenção artística, show musical e esquetes teatrais, o documentário traz um olhar direcionado para um dos movimentos culturais mais efervescentes da história do Brasil, a Tropicália.







FILHOS DE JOÃO
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Um Filme de Henrique Dantas
Ano: 2011

O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo musical Novos Baianos. O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu.
Foi neste período que João Gilberto, recém chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru.. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.


VOU RIFAR ME CORAÇÃO
Um Filme de Ana Rieper
Ano: 2012

Filme que trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega.
Letras de músicas de artistas como Agnaldo Timóteo, Waldik Soriano, Nelson Ned, Amado Batista, Peninha, Walter de Afogados e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois.
Em Vou rifar meu coração os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de pessoas reais, em situações reais.


BEZERRA DA SILVA
ONDE A CORUJA DORME
Um Filme de Simplício Neto, Márcia Derraik
Ano: 2012

O documentário revela a relação do polêmico Bezerra da Silva com seus compositores, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, e muitos deles, profissionais de segmentos populares do mercado de trabalho, como carteiros, trocadores de ônibus, pedreiros e biscateiros de um modo geral. Segundo o sambista conhecido por sua malandragem, essas pessoas eram sambistas genuínos.
Cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, Bezerra da Silva, tornou-se o porta voz das comunidades carentes por meio do samba.


RAUL SEIXAS
O INÍCIO, O FIM E O MEIO
Um Filme de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel
Ano: 2012

O documentário retrata as diversas facetas do homem, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos, a fase de sucesso e principalmente tenta desvendar a enorme comunicação que suas músicas estabelecem e a legião de fãs que ele mobilizava e continua mobilizando agora, 20 anos depois de sua morte.
O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.





A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM
Um Filme de Nelson Pereira dos Santos
Ano: 2012

Jobim não cabe em palavras. Foi com essa idéia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira.