DITADURA MILITAR



O DIA QUE DUROU 21 ANOS
Um Filme de Camilo Tavares
Ano: 2012

Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.





MARIGHELLA
Um Filme de Isa Grinspum Ferraz
Ano: 2012

Um retrato de Carlos Marighella (1911-1969), o militante baiano que por décadas combateu a injustiça social brasileira. Desde sua juventude na Bahia, seus anos de militância no PCB (Partido Comunista Brasileiro), suas prisões na era Vargas, sua atuação como deputado constituinte, até os violentos anos de repressão militar, quando se torna o inimigo público número um da ditadura brasileira. O filme traz depoimentos da viúva do líder, Clara Charf, e de vários militantes de esquerda que lutaram a seu lado, além de outras figuras emblemáticas da resistência à opressão militar no Brasil, entre as quais o crítico e escritor Antônio Cândido.



CIDADÃO BOILESEN
Um Filme de Chaim Litewsi
Ano: 2009

Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.